Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Veja no Tribuna Amapaense, sábado!

Ex-soldado da ONU. Nasceu no Rio Grande do Norte, foi para Belém aos oito anos de idade, onde viveu toda sua infância. Serviu o exercito de Belém do Pará em 1965. Em 1966, chegou ao Oriente Médio aos 20 anos de idade. Atuou na tropa de força de emergência da ONU até Março de 1967, depois voltou ao Brasil e constituiu família. Fala árabe. Passou um ano e dois meses no Oriente Médio e foi homenageado com várias medalhas e títulos honoríficos. Antes disso, ele já era protético e continua na profissão até hoje. Em 1971, ingressou na guarda Territorial do Amapá.

Saúde bucal

Carlos Lima

“Cresce o número de casos de câncer de boca no Amapá”

De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Brasil 45% das pessoas não escovam os dentes. Dos brasileiros que têm entre 30 a 44 anos, 30% são desdentados. Os dados demonstram sério problema de saúde pública que atinge principalmente a população de baixa renda. Um estudo feito em 2004 apontou que 30 milhões de pessoas não têm dentes (17,6% da população brasileira) e cada vez mais, jovens e crianças estão ficando desdentadas, precocemente, e contraindo doenças que geram o câncer de boca. De acordo com a odontóloga, Ana Cristina Fernandes, o índice de câncer ainda é elevado no Amapá.
Ela explica que o acesso ao profissional não é tão difícil como antigamente. “Atualmente, existem odontólogos a disposição da população, nos postos de saúde. O próprio Programa de Saúde da Família garante esse atendimento. Mas, o problema é que as pessoas não dão o devido valor à saúde bucal e ainda desconhecem o auto-exame para detectar o câncer”, comenta Ana Cristina.
Quando o assunto é saúde bucal, alguns cuidados garantem não somente os dentes saudáveis, mas gengiva, língua, músculos, articulação e tudo que se utiliza para falar, sorrir, cantar ou comer. Por esse motivo, especialistas alertam que até mesmo pessoas desdentadas devem visitar o dentista periodicamente para manutenção e prevenção de doenças, uma vez que qualquer anormalidade na boca pode ser um sinal de doenças em outras partes do corpo.

Visitante de nº