Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Como se dar bem em uma dinâmica de grupo?

Nube dá dicas para os estudantes interessados em ingressar no
mercado de trabalho
Enfrentar uma entrevista ou dinâmica não é um bicho de sete cabeças como pode parecer. No entanto, para muitos estudantes, esse momento é tão temido a ponto de atrapalhar o seu rendimento na conquista de um estágio. O Nube separou algumas informações para os jovens passarem com tranquilidade por essa fase.

Como em todo processo de avaliação, é comum o candidato ficar tenso e, por isso, ter seu rendimento afetado. "Ter calma é uma ótima saída para obter resultados positivos e mostrar aquilo que você realmente é. Mantenha a postura e demonstre segurança na fala", afirma a gerente de recrutamento e seleção do Nube, Evelyn Lemos.

Seguem algumas dicas para os estudantes conseguirem bons resultados em dinâmicas de grupo. Confira!

Trabalho em equipe - Muitas pessoas preferem desempenhar suas atividades diárias sozinhas. Esse costume pode ser prejudicial, pois as empresas procuram profissionais que saibam interagir e questionar. Essa característica é avaliada no processo seletivo e durante o dia-a-dia empresarial.

Conhecimentos - Embora seja analisado mais nas entrevistas, esse diferencial é de grande valia para se destacar entre a concorrência. Mantenha-se informado sobre assuntos gerais e temas relacionados à vaga concorrida. Apresente esses conhecimentos no decorrer do processo seletivo e cuidado para não parecer arrogante.

Apresentação pessoal - A primeira impressão é a que fica, por isso, é importante saber se apresentar independente da situação. Prefira roupas discretas, confortáveis e de cores neutras. Não exagere na maquiagem, no perfume e lembre-se de conservar sua higiene, unhas e barbas bem feitas fazem toda a diferença.

Criatividade - Aproveite o momento da dinâmica para expressar suas idéias inovadoras, mas cuidado para não exagerar. A criatividade é uma aliada na conquista de uma vaga, mas pode também transmitir uma impressão errada sobre seu perfil. Saiba usar essa qualidade e, com certeza, você terá um grande diferencial.

Iniciativa - Candidatos inibidos ou que deixam para falar por último podem passar ao selecionador uma impressão de cautela excessiva e insegurança. Use a iniciativa para vencer a timidez, assim você deixará de lado características negativas como vergonha, medo e palavras monossilábicas. Nossa recomendação é: procure agir normalmente e não contrarie a sua natureza.

O corpo fala e 55% da mensagem na comunicação é transmitida pela linguagem corporal. Os candidatos devem evitar alguns erros mais comuns como fazer comentários negativos sobre o antigo estágio, manter conversas paralelas ou entrar mudo e sair calado. Falar com moderação é uma qualidade, afinal, os outros concorrentes também precisam ser ouvidos. Além disso, é preciso tomar cuidado com a ansiedade, deixar transparecer o medo pode atrapalhar o desempenho durante a dinâmica.

Além de todas essas informações para turbinar a carreira dos futuros profissionais, é importante investir no networking: fazer amizades com pessoas de interesses profissionais próximos pode ser um grande passo para o sucesso.

A gerente de recrutamento e seleção do Nube, Evelyn Lemos, está à disposição da imprensa para falar sobre o tema.

Sobre o Nube
Há dez anos no mercado, o Nube é um agente de integração responsável pelo processo de estágio desde o cadastramento do estudante até a sua efetivação pela empresa. Possui 5 mil empresas clientes, 8 mil instituições de ensino conveniadas em todo o país e já colocou mais de 150 mil estagiários no mercado de trabalho. Também administra toda a parte legal e realiza o acompanhamento do estagiário por meio de relatórios de atividades semestrais. Atualmente, o banco de dados conta com 1,5 milhão de estudantes cadastrados, que podem concorrer às milhares oportunidades de estágio oferecidas mensalmente.

O cadastro é GRATUITO e pode ser feito no site www.nube.com.br
Informações para a imprensa:Mauro de Oliveira - Gerente de Comunicação(11) 3154-7677 / (11) 9978-9216Estela Kwan (11) 3514-9368Carolina Monteiro (11) 3514-9367Paula Lario (11) 3154-7664e-mail: imprensa@nube.com.brwww.nube.com.br

Dia Estadual da Policia e Bombeiro Militar Feminino no Estado Amapá

Está em tramitação na Assembleia Legislativa do Amapá (AL), projeto de lei que institui o dia 1º de junho como data comemorativa ao Dia Estadual da Policia e Bombeiro Militar Feminino no Estado Amapá. A autora do projeto é a deputada estadual Mira Rocha (PTB).
No Estado do Amapá, a Policia Militar, por exemplo, possuem em seu quadro 526 policiais militares femininas e, além do quadro Combatente, elas estão inseridas nos quadros médicos, músicos e administrativo.
De acordo com a parlamentar, a data a ser comemorada marcará 20 anos de profissionalismo, persistência e inovação. “Não retrata somente a inclusão de mulheres ao quadro da instituição policial militar, mais que isso, é o reconhecimento à igualdade, é a possibilidade de se gerar oportunidade a uma classe antes nunca imaginada entre a milícia, vestidas de farda e calçadas de coturnos”, afirmou a deputada.
Em 1993, duas policiais seguiram para fazer o Curso de Formação de Oficiais –CFO, em Belém (PA), e com o retorno da primeira oficiala feminino em 1994, apoiada por sargentos, cabos e soldados femininos iniciaram cansativas lutas no âmbito interno e externo da corporação, com o propósito de conseguir a tão esperada unificação do quadro organizacional masculino e feminino.

Departamento de Comunicação – AL
Fabíola Gomes – 3212.83311

Empreendedores de Porto Grande recebem Caravana Sebrae Itinerante

A partir desta quinta, 27, a Caravana do Sebrae oferece a potenciais empresários e donos de pequenos negócios do município, orientação empresarial, consultoria, palestras gerenciais e cursos

Denyse Quintas

No período de 27 a 29 de abril, técnicos e instrutores do Sebrae iniciam ciclo de capacitação empresarial no município de Porto Grande. A iniciativa é um novo modelo de capacitação do projeto Revolução do Atendimento, coordenado pelo Sebrae Nacional e adequado a realidade das Regiões do país, levando conhecimento de gestão de negócios e disseminando a cultura do empreendedorismo.
Segundo a gerente da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae (UAI), Karina Alvarenga, o objetivo do projeto de capacitação itinerante é qualificar o público empresarial em cem por cento dos municípios do Estado. “Atendemos as demandas empresariais existentes nos municípios e que não chegam à sede. No entanto, se nas cidades os empresários não buscam atendimento, os técnicos do Sebrae visitam os estabelecimentos comerciais, oferecendo consultoria de aconselhamento empresarial”, disse.
“O tempo é escasso para fazermos um diagnóstico completo da situação de uma empresa e implementar ferramentas, porém a equipe procura dar noções básicas de controle de estoque, fluxo de caixa, entrada e saída de mercadoria, obstáculos que atrapalham o crescimento da empresa, entre outros”, explica a gestora da Caravana, Cynthia Pereira.
Programação:

27 a 29.05
Curso Técnicas de Vendas – Ana Maria Pimentel
Hora: das 14h às 18h / das 18h30 às 22h30

Curso Atendimento ao Cliente – João Felix da Silva
Hora: das 14h às 18h / das 18h30 às 22h30

Curso de Bijuteria em Fuxico: Janeide Ferreira
Hora: das 14h às 18h / das 18h30 às 22h30

Curso de Jeans: Antonia Cunha
Hora: das 14h às 18h / das 18h30 às 22h30

Curso de Inclusão Digital: Isaac Andrade
Hora: das 14h às 18h / das 18h30 às 22h30

Consultoria Empresarial: Cynthia Pereira/ Bruno Castro/ Gilvana Rosa


28.05
Palestra Motivacional – Karina Alvarenga
Hora: das 10h às 11h30 / das 16h às 17h30 / das 21h às 22h30

28 e 29.05
Palestras Gerenciais – Bruno Castro
Hora: das 9h às 12h

28 e 29.05
Programa “Nosso Mundo” – Equipe da Associação Junior Achievement Amapá


Serviço:Sebrae no Amapá:
Assessoria de Comunicação: (96) 3312-2832
Denyse QuintasAnalista da Unidade de Marketing e Comunicação e-mail: denysequintas@ap.sebrae.com.brTel. (96) 3312.2832/9113.9793

Antes de imprimir pense em seu compromisso com o Meio Ambiente

Pesquisa inédita discute a presença dos imigrantes franceses no Brasil

No Ano da França no Brasil, a Editora Unesp lança Franceses no Brasil: séculos XIX-XX, livro que pretende estimular a formação de um campo de estudo ao analisar a presença de imigrantes franceses no Brasil.
Organizado por Laurent Vidal e Tania Regina de Luca, a obra coloca em pauta um tema historiográfico ainda relativamente pouco abordado, já que a presença maciça de outras etnias colaborou com a “invisibilidade” dos franceses.“Imigrar para o Brasil: imagens e realidades”, “Terra de refúgio, terra de utopia”, “O amplo leque das atividades urbanas”, “As experiências das colônias agrícolas” e “Trajetórias individuais e memória” são as cinco temáticas trabalhadas no livro. A primeira avalia, a partir de perspectivas diversas, o projeto de imigração, a escolha do Brasil e as condições de sua realização, assim como as diferentes imagens que circulavam na França sobre o Brasil. Em seguida, o território brasileiro é analisado como ponto de refúgio para grupos diversos, a exemplo de bonapartistas, socialistas e judeus.
A terceira parte enseja uma reavaliação da imigração para centros urbanos e evidencia que as atividades destes imigrantes nas cidades não se resumiram às sempre lembradas profissões de modistas, professores ou cozinheiros. O quarto e último conjunto de textos discute as experiências agrícolas nas províncias Fluminense, do Pará e de Minas Gerias. Por último, há um rol de textos em que se analisam percursos particulares, a partir de uma gama diversificada de questões relativas às modalidades de instalação, inserção profissional e social dos franceses.Franceses no Brasil: séculos XIX-XX também objetiva incentivar novas pesquisas que propiciem um conhecimento mais agudo da realidade dos imigrantes franceses no Brasil, seus projetos, desejos, vida cotidiana e modalidades de integração, assim como os insucessos, retornos e decepções. Neste trabalho, pesquisadores dos dois lados do Atlântico, além de aprofundarem as reflexões sobre a imigração francesa no Brasil, também contribuem para os debates e interrogações a respeito da sociedade civil contemporânea. Sobre os organizadores – Laurent Vidal é historiador e professor da Universidade de La Rochelle, onde dirigi o centro de pesquisa em História Internacional e Atlântica. No Brasil, publicou De nova Lisboa a Brasília, a invenção de uma capital (Editora da UNB, 2008).Tania Regina de Luca é mestre e doutora pela Universidade de São Paulo. É professora dos cursos de graduação e pós-graduação em História da Universidade Estadual Paulista, câmpus Assis, e pesquisadora do CNPq. Desenvolve pesquisa a respeito da história da imprensa.

Título: Franceses no Brasil: séculos XIX- XXOrganizadores: Laurent Vidal e Tania Regina de LucaNúmero de páginas: 486Formato: 16 x 23 cmPreço: R$ 54ISBN: 978-85-7139-918-1

Novo visual

O Direto da Redação está inovando para cada vez mais agradar seus leitores!

Visitante de nº