Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Polícia Federal realiza Operação no Parque Nacional do Cabo Orange

Oiapoque-AP: Polícia Federal, em ação conjunta com o IBAMA e InstitutoChico Mendes, desencadeou no Parque Nacional do Cabo Orange, desde o dia13, até o último fim de semana, dia 19, uma operação para combater açõesdepredatórias da natureza na região fronteiriça, principalmente a pescailegal na região. A equipe de policiais, juntamente com os servidores do IBAMA e doInstituto Chico Mendes – ICMBio, percorreram grande extensão dos riosCunani, Cassiporé e Oiapoque a fim de combater a prática de ilícitos.
Foram apreendidas mais de uma tonelada de pescado e três redes de pesca,que esticadas medem mais de 30 quilômetros de comprimento. Trêsembarcações foram autuadas. Pescar em período no qual a pesca sejaproibida ou em lugares interditados por órgão competente é crime compena de detenção de um a três anos ou multa (artigo 34 da Lei de CrimesAmbientais – Lei 9.605/98). Ações preventivas como a conscientização de pescadores foram realizadas,com intuito de reduzir a prática tais crimes na região.

Comunicação Social da Superintendência de Polícia Federal no Amapá(96) 3213-7534

Desrespeito

Idosos ainda estão sendo vítimas de motoristas de ônibus mal educados, ignorantes, estressados e mal amados. Todos os dias, a cena se repete em todos os cantos da cidade. Aonde e quando isso vai acabar?

Atendendo a pedidos!

Relembramos o caso de dona Nelcy.

Falta de bom senso é de quem coloca entulhos em via pública.


Em Abril desse ano, dona Nelcy dos Santos Dutra, de 46 anos, foi a 13ª vítima fatal do trânsito, 8ª em Macapá. Ela pedalava sua bicicleta quando foi desviar de um monte de entulhos colocado na beirada do asfalto (via movimentada em frente ao Ciosp do Congós) e acabou atropelada por uma caçamba carregada com toras de madeira. Ela teve o corpo dilacerado, crânio esmagado, coração e massa cefálica expostos. Atrás dela, havia outro ciclista que também foi atingido de raspão. A caçamba carregada fez rastro de sangue ao chão. Nas rodas ainda sobraram vestígios de sangue e carne humana. Várias vidas caíram em desgraça nesse dia por simples falta de bom senso. Uma mãe de família morta, um trabalhador preso por homicídio e familiares de ambos sofrendo por tudo isso. Na época, 13 pessoas foram mortas no trânsito do Amapá. Hoje são 73. Carnificina Geral!

O recado é para o Secretária Glaucia Maders que com certeza é uma mulher de bom senso!


Vamos orientar os garis que estão limpando toda a cidade para que não coloquem lixo e entulho na bairada do asfalto. O lixo (terra, mato, etc) que é retirado da cidade fica entulhado o dia inteiro na Rua e qualquer momento pode acontecer outra desgraça.

Trânsito volta a matar!

no início da noite de ontem, o trânsito voltou a matar! A vítima foi atropelada no domingo e não resistiu aos ferimentos.

Pré-sal pode ajudar a desenvolver região amazônica

Na sexta-feira, dia 19, a deputada Dalva Figueiredo propôs emenda ao projeto de lei n.º 5941/2009 que autoriza a Petrobrás a desenvolver pesquisa e uso do pré-sal. A proposta visa modificar a distribuição dos royalties pagos à União pela exploração do petróleo e outras matérias primas. A parlamentar sugere que 25% dessa renda seja distribuída proporcionalmente entre os Estados que cedem parte dos territórios para preservação ambiental, como forma de compensação pelos custos de manutenção das reservas ecológicas.

Para Dalva Figueiredo é necessário criar mecanismos concretos para compensar as unidades da federação que têm “sacrificado o desenvolvimento econômico em prol da proteção do meio ambiente”. A deputada petista cita o exemplo do estado do Amapá que preserva 98% da área florestal e possui o Parque do Tumucumaque, com três milhões e 800 mil hectares reservados para o desenvolvimento sustentável. Segundo ela, a medida poderia reparar o histórico déficit de desenvolvimento da região amazônica.

A emenda prevê ainda que cerca de 50% dos royalties sejam destinados para a criação de um Fundo Especial, repartido entre todos os estados, Territórios e Municípios, 15% para o Ministério da Marinha, por conta das despesas com fiscalização e proteção das áreas de produção e cerca de 7% para os municípios afetados pelas operações de embarque e desembarque de petróleo e gás natural.

Eglanen Nascimento

"Quando Deus tira algo de você, Ele não está punindo-o, mas apenas abrindo suas mãos para receber algo melhor." Chico Xavier

Embrapa Amapá realiza curso sobre ecossistemas da Amazônia


Floresta de várzea, campos inundados, floresta de transição e cerradofazem parte dos ecossistemas a serem estudados no curso "Uso Sustentáveldos Ecossistemas Amazônicos (USEA)", que será realizado de 26 de setembroa 3 de outubro, resultado de uma parceria entre a Embrapa Amapá,Universidade Federal do Amapá (Unifap), Universidade Federal do Paraná(UFPR) e Universidade de Frieburg (Alemanha). A abertura do evento será às15h do sábado (26/9), no auditório da Embrapa Amapá. De acordo com acoordenadora do curso, pesquisadora Eleneide Doff Sotta, estãoconfirmados 22 participantes, entre professores, pesquisadores e alunos depós-graduação, do Brasil e da Alemanha.

Os ministrantes do curso são os pesquisadores Alexandre Uhlmann, SilasMochiutti, José Antônio Leite de Queiroz, Nagib Melém, Marcelino Guedes eAna Euler, da Embrapa Amapá; Cosme de Oliveira Junior (Embrapa AmazôniaOriental / Pará), Antônio R. Higa (Universidade Federal do Paraná) eHenrich Speaker, da Universidade de Frieburg, na Alemanha. “Os principaisobjetivos do curso são estudar as características naturais de clima, soloe vegetação dos diferentes ecossistemas da Amazônia e observar os usosatualmente dados a estes ecossistemas com a finalidade de buscaralternativas de uso mais sustentável”, explicou a pesquisadora.

No domingo, 27, a equipe estará no açaizal da Embrapa, localizado nomunicípio de Mazagão, para verificar as características, os usos atuais epotenciais do ecossistema de várzea, com orientações dos pesquisadores Cosme de Oliveira Junior, Alexandre Uhlmann, Silas Mochiutti e JoséAntônio Leite de Queiroz. Os participantes pernoitam em Macapá e nasegunda-feira, 28, o curso prossegue com atividades no Campo Experimentaldo Cerrado, da Embrapa Amapá, no km 45 da BR-156, de onde seguem viagempara o distrito de São Joaquim do Pacuí. Neste itinerário, farãoobservações do cerrado amapaense, da floresta plantada e agro-floresta.Durante a manhã de terça-feira no Pacuí o objetivo é desenvolver o cursoem uma área de produtor para verificar a utilização atual e o potencial dafloresta de transição.

De acordo com o cronograma, os participantes e instrutores estarão naquarta-feira na área de vegetação da empresa Orsa Florestal, em MonteDourado (PA), para cumprir o módulo de caracterização do ecossistema deFloresta Ombrófila Densa sob Manejo Florestal, onde os pesquisadores daEmbrapa contarão com o apoio da engenheira florestal Kátia Regina Silva,responsável pelo manejo florestal da Orsa. No dia seguinte, os técnicos edemais participantes estarão na área de floresta da Jari Celulose pararealizar as observações sobre plantações florestais na Amazônia. Asexta-feira será reservada para a visita técnica aos castanhais da ReservaExtrativista do Rio Cajari, onde será estudado o ecossistema de FlorestaOmbrófila Densa com castanhais. No último dia do curso, sábado (3/10),toda a equipe estará no auditório da Embrapa Amapá para um debate sobre osecossistemas observados no interior do estado. --

Dulcivânia FreitasJornalista (DRT/PB 1.063)

(96) 4009-9511/9902-9959


www.cpafap.embrapa.br

Carro capota com bebê de 7 meses

Embora não haja fatalidades há 16 dias, dois acidentes graves com capotamento ocorreram nas últimas 24 horas.

O mês de Agosto fechou com o índice exorbitante de 14 mortes no trânsito. Em setembro, apenas duas pessoas morreram. Até o final da tarde de ontem, o Estado do Amapá completou 16 dias sem fatalidades, no entanto dois acidentes graves aconteceram nas últimas 24 horas. Em um deles, uma criança de sete meses, a mãe e a babá ficaram feridas após um capotamento. Esse fato ocorreu na esquina da Rua General Rondon com Antônio Coelho de Carvalho, bairro Central de Macapá. De acordo com a Companhia Independente de Trânsito (Citran), os ocupantes sofreram apenas lesões superficiais e passam bem.
O pequeno Lucas, de 7 meses, viajava no banco de trás da Pickup S10 em uma cadeira específica para Crianças, quando o Corsa Classic, dirigido por Maria Quintelo da Silva, avançou a preferencial e provocou a colisão. A condutora da S10, Uara Cristina Paranios, 26 anos, a criança e babá sofreram apenas leves escoriações. Populares tiveram que revirar o veículo para retirar a criança que agonizava em meio aos destroços.

Visitante de nº