Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Estelionatários agiam dentro de agência da Caixa em Santana

A última vítima perdeu cerca de R$ 200. O bando foi preso em flagrante e indicado por estelionato na 1ª DP de Santana. Dois já têm passagem pela penitenciária
Três homens foram presos em flagrante pela prática de estelionato em Santana. Eles vinham sendo investigados há mais de um ano pela Promotoria de Investigações Cíveis e Criminais do Ministério Público (Picc) por aplicar golpes contra aposentados correntistas da Caixa Econômica Federal (CEF). Segundo a polícia, eles se passavam por funcionários da agência, oferecendo ajuda, principalmente, aos idosos. A polícia está em poder de gravações que mostram que o bando vem agindo desde o ano passado sempre na mesma agência.

Na manhã do último sábado (4), policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e da Polícia Militar de Santana efetuaram a prisão dos três em flagrante quando aplicavam o mesmo golpe dentro da agência da Caixa na rua Salvador Diniz no centro comercial de Santana. Eles foram identificados como Paulo Diniz de Souza Brito, que já responde por crime de homicídio (art. 121), José Ferreira Dias Filho e Iranilton Pereira da Silva, que já responde pelo crime de furto qualificado (art.155). Com eles, a polícia apreendeu um veículo Siena e o dinheiro que já havia sido sacado da conta de uma das vítimas.

De acordo com os policiais, os três costumavam agir sempre antes do horário de atendimento interno. Eles se posicionavam como funcionários e escolhiam às vítimas aleatoriamente oferecendo ajuda para efetuar a operação bancária. Nesse momento, a pessoa era enganada e tinha todo o dinheiro roubado. “Se tornou fácil pra eles agir na Caixa Econômica, por isso vinham aplicando o golpe com frequência. A partir de reclamações dos clientes sobre sumiço de dinheiro das contas, a agência passou a monitorar a quadrilha através da promotoria de investigações”, explica um policial militar.

Outro tipo de golpe contra clientes da Caixa Econômica Federal vem sendo investigado pela Polícia Federal no Amapá. O alvo das investigações é uma quadrilha que vem obtendo empréstimos de Crédito Direto ao Consumidor (CDC) utilizando documentos fraudulentos. Segundo a PF, eles usam procurações em nome dos aliciados para se apropriar de valores oriundos de empréstimos.

As investigações do Grupo de Repressão a Crimes Financeiros (GRFIN) da Superintendência da Polícia Federal do Amapá revelaram que a quadrilha aliciava pessoas pobres com a promessa de empréstimos fáceis junto à Caixa. Depois de convencer as suas vítimas, os estelionatários forjavam contracheques e comprovantes de rendimentos, a fim de que fossem preenchidos os requisitos da CEF para se obter o empréstimo.

A polícia chegou a cumpriu seis mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal, nas cidades de Macapá, Porto Grande e Ferreira Gomes. Foram apreendidos diversos documentos que comprovavam a fraude, porém nenhum suspeito foi preso. As condutas dos investigados caracterizam o crime de estelionato qualificado (art. 171, § 3º do Código Penal), cujas penas variam de 1 a 5 anos de reclusão, aumentado de 1/3, pelo fato de ser a CEF uma das vítimas do crime.

1 comentários

Anônimo disse...

hi everybody


just found your site and wanted to ask for some advice on marketing


hopefully this is just what im looking for, looks like i have a lot to read Im trying to find a way to build an e-mail list.

Visitante de nº