Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Quem é Quem no Carnaval 2010?

O prefeito Roberto Góes foi contundente ao dizer que a população é quem deve ser respeitada em primeiro lugar e acima de todos (jurados e conselheiros). Foi com esse discurso que ele, Roberto, pediu para que seja feita a devida apuração das notas e que haja apenas uma escola campeã.

Após a manifestação do prefeito, a presidente da Liga titubeou e disse que pode haver mudança na decisão do conselho de anular as notas dos jurados. Com a palavra o presidente da Boêmios do Laguinho e membro do conselho, Vicente Cruz. Disse ele, hoje, em entrevista pública: “Todos viram o desfile belíssimo que fez a boêmios”. Assim, então, tentou justificar a atitude de pedir pela anulação das notas dos jurados. Eis que esquece, Vicente, que não é o povo e nem o conselho quem decide ou quem avalia o desempenho de cada escola. Se assim fosse de fato injustiças seria feitas e o carnaval, mais, viraria pleito político.

A essa altura não há dúvidas. Marjô disse e redisse: “Estou aqui para cumprir ordens do conselho e isso é difícil...”. Respondam agora meus caros quem é o vilão do Carnaval 2010? Quem destruiu o carnaval de Macapá? Quem jogou no lixo o investimento da PMM e do GEA? Quem desrespeitou a população? Quem é o procurador-geral do município?

Comentário da jurada do carnaval reproduzido em "Notícias Daqui"

Do blog site da jornalista Luciana Capiberibe

Comentário da jurada Rosemere da Silva Pires é de extrema importância. Acompanhe:

"Muitas pessoas estão manchando e denegrindo a imagem dos jurados, pessoas sérias, com um nome a zelar, profissionais habilitados e com capacidade técnica para julgar de acordo com sua especificidade, acusando-os de terem sidos subornados, ou se “vendidos” para beneficiar uma determinada escola de samba, o que não é verdade, pois eu foi jurada e as acusações não procedem, mesmo porque, não é intensão de jurado nenhum prejudicar um processo tão sério como é o o concurso do desfile das escolas de samba do AP. Espero que a Liesa seja prudente e faça valer o julgamento do desfile e não acate pressão ou atos de natureza agressiva como está sendo estampado por brincantes e dirigentes de agremiações insatisfeitos."

Fampress do Sebrae: Turismo Amapaense é destaque internacional

A matéria escrita pelo jornalista Filipe Morato Gomes a uma das mais importantes revistas de viagem de Portugal, normalmente, têm quatro páginas, a do Amapá ganhou seis e muito elogiada pelos diretores

Denyse Quintas/Sebrae no Amapá:

Neste sábado (13), o setor de turismo do Amapá ganhou repercussão internacional com a realização do Fampress do Sebrae, evento que reuniu jornalistas locais, nacionais e internacional. Filipe Morato Gomes emplacou uma matéria numa das mais importantes revistas de viagem de Portugal ‘FUGAS’ que circula no principal jornal diário daquele país (Jornal Público) mostrando as belezas naturais, e falando da gastronomia e hotelaria do Amapá.

Tudo começou com o Projeto Estruturante de Turismo da Amazônia Brasileira idealizado e executado pelo Sebrae, que estrategicamente, no período de 21 a 25 de setembro de 2009, realizou uma viagem apresentando um roteiro turístico para jornalistas com atrativos em Macapá, Porto Grande, Serra do Navio e Ferreira Gomes. A logística para os jornalistas foi preparada pelo Sebrae em parceria com a Agência Brasileira de Viagens no Amapá, Sindicatos do Guias Turísticos e as Associações Brasileira de Bares e Restaurantes, e da Indústria Hoteleira (Convention e Visitors Bureau, Abav, Singtur, Abrasel e Abih) que formam o Trade Turístico no Estado.

Segundo a diretora técnica do Sebrae, D’Arc Marques, “a realização do Fampress no Amapá foi um grande achado para o Trade Turístico, ter o nosso Estado como matéria principal de portais como da Uol e na revista de Portugal é gratificante, são essas informações que aguçam a curiosidade dos turistas para virem até aqui, especificamente a beleza que foi essa publicação do jornalista Felipe Morato”, declarou.

“Em resumo, estou certo que valeu a pena o convite que vocês me fizeram: nunca aqui se falou tanto do Amapá como nesta semana. Para mim foi um grande prazer, espero haver outras oportunidades de fazermos coisas juntos e, claro, espero que o pessoal do Amapá aprecie este meu trabalho sobre o Estado. Sempre fui profissional cem por cento e escrevo sobre o que senti, o que vivi, com nomes e rostos, para colocar o leitor no meu lugar e fazê-lo viajar comigo”, declarou o jornalista português Filipe Gomes.

Fampress

É um roteiro turístico direcionado a jornalistas, especialistas em turismo e formadores de opinião pública, que no Amapá tiveram a oportunidade de conhecer os atrativos amapaenses para divulgação das belezas naturais, inserindo o Amapá no cenário turístico nacional e internacional.

Resultados

Na época, os principais jornais diários e semanais de Macapá publicaram várias matérias sobre o Fampress e o roteiro turístico que é comercializado em Feiras do Setor nos grandes centros do país; o Estado obteve mídia nacional em blogs de viagem que possuem milhares de visitantes diárias; ganhou publicação de matéria na comunidade japonesa do Brasil, e por fim, neste sábado (13), o jornalista Filipe Morato Gomes, emplacou matéria na revista semanal FUGAS que circula no principal jornal diário de Portugal (Jornal Público) mostrando a belezas naturais, e falando da gastronomia e hotelaria do Amapá.

Para a gestora do projeto de turismo do Sebrae, Nira Brito, a matéria do jornalista português Felipe Morato, traz a sensação do dever cumprido e um sentimento de êxito e felicidade. “Trabalhar de forma compartilhada junto ao Trade Turístico amapaense (Convention e Visitors Bureau, Abih, Abav, Abrasel, Singtur) foi a diferença. Quando empresários locais aceitaram a proposta do Sebrae de unir forças para alcançar os resultados, não poderíamos esperar outra coisa, se não, o sucesso”, disse a gestora Nira Brito.

CAESA terá que regularizar tratamento da água em Ferreira Gomes

De acordo com o promotor de Justiça André Araújo, o município não é atendido por rede de esgoto

Danielly Salomão/Comunicação MP-AP

MACAPÁ (AP) - O Ministério Público editou a Recomendação nº 01/2010 à Companhia de Água e Esgoto do Amapá (CAESA) para que promova a imediata regularização do tratamento da água distribuída no município. No Procedimento de Investigação Preliminar em trâmite na Promotoria de Justiça de Ferreira Gomes, instaurado para apurar a qualidade do serviço, constatou-se a visível falta de tratamento adequado da água.

De acordo com o art. 22 do Código de Defesa do Consumidor, os órgãos públicos, por si ou suas empresas, concessionárias, permissionárias ou sob qualquer outra forma de empreendimento, são obrigados a fornecer serviços adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contínuos.

Segundo informações do promotor de Justiça André Araújo, o município não é atendido por rede de esgoto. Em diversas análises da água distribuídas no município foram constatadas inúmeras irregularidades nos parâmetros cor, contagem de bactérias, coliformes totais e presença de Escherichia coli, em desconformidade com os padrões estabelecidos pela Legislação Sanitária. “Tais irregularidades na prestação do serviço público põem em risco o meio ambiente e a saúde da população, eis que as bactérias encontradas na água distribuída são causadoras de doenças como a diarréia, podendo em alguns casos, levar até a morte”, concluiu o titular da Promotoria de Justiça de Ferreira Gomes.

O Ministério Público recomenda a CAESA que implante, o mais breve possível, rede e sistema de tratamento de esgoto, visando evitar a propagação de doenças e a poluição do solo e do Rio Araguari. Recomenda ainda, que às Secretarias Estadual e Municipal do Meio Ambiente tomem as medidas necessárias para alertar a população sobre a poluição do Rio Araguari, identificando os locais próprios para banho; além de identificar as fontes de poluição por coliformes fecais, tomando as medidas administrativas cabíveis contra os poluidores.

Caso haja descumprimento injustificado da Recomendação caberá ensejo a propositura de Ação Civil e Criminal por parte do Ministério Público.

MP-AP solicita melhorias na rede de ensino Municipal e Estadual de Santana

A Recomendação foi editada pela Promotoria de Justiça da Infância e Juventude em razão de várias irregularidades encontradas nas escolas

Danielly Salomão/Comunicação MP-AP

MACAPÁ (AP) - Devido várias irregularidades encontradas nas Escolas Públicas de Santana no ano de 2009, o Ministério Público, por meio da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude editou Recomendação para que às Secretárias Estadual e Municipal de Educação regularize e garanta melhores condições de ensino as crianças e adolescentes do Município.

Segundo o promotor de Justiça Paulo Celso Ramos a humanização da educação pública pressupõe a garantia no ambiente de trabalho de instalações adequadas e ter a seu alcance informações educacionais, bibliotecas atualizadas, material didático, técnico-pedagógico e outros instrumentos em quantidade suficiente e apropriada.

“Em inspeção feita no ano passado pudemos constatar inúmeras irregularidades como: a falta de espaços adequados para alunos e professores, falta de profissionais da educação, sujeira no entorno das escolas, segurança comprometida, além da não oferta de transporte escolar diário e gratuito aos alunos que vivem em áreas rurais”, relatou o coordenador da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Santana.

O Ministério Público através da Recomendação busca melhorar todas as salas de aula do município, no sentindo de proporcionar qualidade no ensino, garantindo instalações adequadas, bem como contar com assessoria pedagógica que auxilie e estimule a melhoria do seu desempenho profissional e ampliação dos seus conhecimentos.

Ataque deixa ao menos 30 mortos e 100 feridos no Paquistão

Islamabad, 18 fev (EFE).- Pelo menos 30 pessoas morreram hoje e 100 ficaram feridas em um ataque suicida contra uma mesquita na região tribal paquistanesa de Khyber, na fronteira com o Afeganistão, informou uma fonte do Governo local à emissora "Geo TV".

Outro atentado, desta vez na demarcação tribal de Orakzai, deixou dezenas de vítimas ou feridos, segundo a imprensa paquistanesa. No entanto, fontes oficiais ainda não confirmaram a informação. No atentado contra a mesquita de Khyber, que fica localizada no Vale de Tira, vários rebeldes estavam misturados entre os 150 fiéis presentes no templo na hora da explosão. Na região, fica a principal passagem terrestre para o Afeganistão, que é utilizada diariamente pelos caminhões que transportam mantimentos e carregamentos para as forças da Organização do Tratado do Atlântico (Otan) posicionadas no país vizinho.

Já a explosão de Orakzai, a única das demarcações tribais que não fica na divisa com o Afeganistão, ocorreu em um mercado de gado, matande e ferindo dezenas de pessoas, segundo redes de TV paquistanesas. A pouca presença do Governo no cinturão tribal paquistanês, que nunca foi inteiramente controlado pelo Estado, dificulta a contagem dos mortos e feridos nos atentados. Mas todos aqueles que sofreram ferimentos foram levados para hospitais da região e de distritos vizinhos.

Mega-Sena acumula mais uma vez e pode pagar R$ 52 milhões

Do UOL NotíciasEm São Paulo

Ninguém acertou as dezenas da Mega-Sena no sorteio realizado nesta quarta-feira (17). O prêmio acumulou mais uma vez e pode chegar a R$ 52 milhões no próximo sábado (20), segundo estimativa da Caixa Econômica Federal (CEF).As dezenas sorteadas foram: 04-12-14-21-26-28.Acertaram a Quina 141 pessoas: cada uma levará R$ 10.837,51. Outras 8.206 fizeram a Quadra e ganharão R$ 266,02.

Dengue se espalha e vira epidemia em cinco Estados

O Ministério da Saúde confirmou que há epidemia de dengue em municípios de cinco Estados do País - Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre, Roraima e Goiás. Ainda segundo a pasta, com a maior movimentação de pessoas no carnaval, há maior risco de que a doença - até agora concentrada em áreas de menor densidade populacional - se espalhe.

"Há sempre o risco de o carnaval mudar o comportamento da epidemia", afirmou o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Giovanini Evelim Coelho. As autoridades da saúde consideram que há epidemia quando a incidência da doença atinge 300 casos por 100 mil habitantes.

No início do mês, o governo federal já havia alertado sobre o risco de epidemia por causa da volta do vírus tipo 1 da dengue, que não circulava havia dez anos. A ausência de infecções pelo sorotipo faz com que muitas pessoas, principalmente crianças, ainda não estejam imunizadas contra ele, o que facilita o crescimento de casos.Segundo a pasta, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Roraima, Tocantins e Piauí são os locais de maior risco por já terem a predominância do "novo" vírus. De acordo com Coelho, um fato tranquilizador é que não houve registros de aumentos significativos da doença em São Paulo, Rio, Salvador, Fortaleza ou Belo Horizonte.

Números
Campo Grande registrou durante o mês passado 7.229 casos suspeitos de dengue, dos quais 826 se confirmaram. Em Mato Grosso, as notificações tiveram um crescimento de 804% comparadas às de 2009. Desde janeiro foram 12.666 casos e 5 mortes confirmadas pela doença. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Farmácias devem manter remédio atrás do balcão; regras entram em vigor

Anuncie aqui
A partir de hoje, os remédios vendidos sem prescrição médica, como antitérmicos, analgésicos e digestivos, não poderão mais ficar expostos em gôndolas nas farmácias e drogarias ao alcance do consumidor.As novas regras da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinam que esses produtos estejam atrás do balcão para que o usuário faça a solicitação ao farmacêutico e receba a orientação necessária.Conhecida como RDC 44/2009, a medida reforça também a proibição da venda de chicletes, balas, sorvetes e outros alimentos e bebidas nesses estabelecimentos."Farmácia e drogaria não é armazém, não é supermercado. É um estabelecimento onde se tem acesso a produtos ligados à saúde", diz Gustavo Trindade, chefe da Unidade Técnica de Regulação da Anvisa.

Gustavo TrindadeTrindade reforça que as novas regras, determinadas há seis meses, tempo que as farmácias tiveram para se adequar às mudanças, trarão mais segurança ao consumidor, inclusive para as vendas feitas pela internet.Para Pedro Eduardo Menegasso, diretor do CRF-SP (Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo), a resolução é benéfica. Segundo ele, qualquer medicamento mal utilizado pode causar sérios danos à saúde.

Pedro Menegasso"É uma medida necessária porque apesar de o medicamento ser isento de prescrição, ele não é isento de risco e muito menos de orientação ao paciente", diz.Juan Carlos Becerra, diretor-executivo Sincofarma-SP (Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de São Paulo) afirma que a justificativa usada para evitar automedicação não atingirá o seu objetivo. "Metade dos medicamentos que chegam à população não terão esse filtro, porque tem liminar", diz.Apesar de ter protocolado uma ação contra a RDC 44, o Sincofarma é
favorável à norma desde que ela atinja a todo o mercado farmacêutico, não somente parte dele.

Juan Carlos"Uma vez que se estabelece um objetivo, que vai demandar investimento, mudança de estrutura, aumento de pessoal, ele tem que ser justificado", avalia o diretor.De acordo com a Anvisa, o estabelecimento que descumprir as novas regras pode pagar multas que variam de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão. As penalidades incluem ainda apreensão de mercadoria e até cancelamento do alvará de funcionamento da empresa.

Traficante engole dez pedras de crack e passa mal em Oiapoque


MACAPÁ (AP) - O Batalhão de Operações Especiais (Bope) conseguiu desmontaram um dos pontos de venda de drogas mais visados do município de Oiapoque na madrugada de ontem (17). Uma pessoa foi presa e várias porções de Crack foram apreendidas. Segundo a polícia, uma mulher acusada de ser dona da “boca” foi parar no hospital depois de engolir pelo menos dez porções da droga.

Duas equipes de Rotam – Ronda Tática Motorizada - que estavam reforçando a segurança no carnaval em Oiapoque deram início à operação de monitoramento na casa ao receber uma denúncia anônima. Suspeitando da movimentação no interior da residência, policiais decidiram invadir. Uma pessoa conhecida como “Gorda” acabou presa em posse de várias pedras de Crack.

Segundo a Rotam, a acusada engoliu metade da droga para tentar escapar do flagrante, mas passou mal na delegacia em teve que ser levada ao hospital de pronto socorro. “Poucos minutos depois de engolir, ela passou mal, começou a ficar com falta de ar e chegou a vomitar na delegacia. Foi quando acreditamos que ela estava realmente passando mal e levamos para o hospital”, disse um policial.

De acordo com informações da polícia, ela foi submetida a um laxante e excretou dez pedras da substância. “Gorda” foi autuada por tráfico de drogas e encaminhada ao mini-presídio de Oiapoque, onde aguardará transferência para a penitenciária estadual (Iapen). Em Macapá, a Companhia de Radiopatrulha da Polícia Militar (CRPM) também fez apreensão de crack em uma casa em bairro periférico. Dezenove (19) cabeças de crack foram encontradas. Três pessoas foram presas, mas só uma delas assumiu a propriedade do produto e foi indiciada por tráfico. A boca de fumo estava em pleno funcionamento na avenida Paulo Espírito Santo há bastante tempo, segundo a denunciante.

Carnaval no Amapá termina com 10 assassinatos e 3 mortos no trânsito


Das 15 vítimas, 10 foram assassinadas, três morreram no trânsito e duas por afogamento

Por Carlos Lima/ do Jornal A Gazeta

Para muitas pessoas o feriadão de Carnaval, que iniciou na última sexta-feira (12), só termina hoje (18), mas algumas festividades ainda prosseguem até o final da semana. Durante a noite desta terça-feira (16), um adolescente de 15 anos foi morto com várias facadas no bairro do Muca. Com esse homicídio, o número de mortos por causas violentas no carnaval subiu para 15 em todo o Estado, de acordo com o Departamento Médico Legal (DML). Das 15 vítimas, 10 foram assassinadas, três morreram no trânsito e duas se afogaram.

A última ocorrência de homicídio foi registrada por volta de 21 horas de terça-feira. Willian de Oliveira, 15 anos, foi morto a golpes de arma branca durante uma emboscada. Os dois acusados conseguiram escapar. Populares ouviram correria e gritos e acionaram a Polícia Militar por meio do Ciodes-190. Uma guarnição do 1º Batalhão fez diligências pelo local, mas nenhum suspeito foi preso.

Segundo a PM, o jovem foi encontrado com pelo menos oito facadas na região do abdômen e nas costas. Ele foi conduzido em carro particular até o Hospital de Emergências (HE), mas morreu 20 minutos após a entrada. Dezoito pessoas já morreram vítimas de arma branca neste ano em todo o Estado do Amapá.

Em Santana, um homem de 30 anos identificado como Adriano Gomes Lobato foi morto com duas facadas no peito na 2ª avenida, alameda B, no bairro Nova União. O homicídio ocorreu na madrugada de segunda para terça (16) por volta de 3 horas. O assassino, vulgo “Preto”, não foi capturado. No último domingo (14), uma vigilante matou o marido a tiros também em Santana depois se entregou à polícia. Ela afirmou na delegacia que vinha sofrendo constantes agressões, inclusive em seu local de trabalho.

Campanha de redução de acidentes graves com crianças


Associação Amazônia Não Abandone Crianças

Por Cláudio Cavalcante

Após anos tentando garantir o direito a vida dessas crianças mutiladas por motores de barco, chega o momento em que juntamos forças com a clínica do Dr. Ivo Pitanguy, Rosamaria Murtinho, Mauro Mendonça e demais parceiros, no sentido de mobilizar a sociedade brasileira, em rede nacional para a redução dos acidentes e na busca de mecanismos de operações de cirurgia plástica reparadoras para as que se encontram mutiladas e vivem esquecidas na Amazônia.

As princiais vítima de acidentes são crianças do sexo feminino que tem seu couro cabeludo arrancado, orelhas e partes do pescoço.

Contamos com o apoio inestimável dos atores Mauro Mendonça e Rosamaria Murtinho. Dispomos de uma entrevista do Dr. Ivo Pitanguy apoiando e recomendando nosso trabalho de prevenção. Recentemente criamos um grupo de resgate, salvamento e prevenção com paraquedistas para reduzir o tempo de atendimento com as crianças no meio da Amazônia, que hoje é de 12 (doze) horas.

Estamos iniciando um projeto de iniciativa popular para arrecadar um milhão de assinaturas, PARA QUE SEJA INCLUIDA NAS MATÉRIAS DO CURRICULUM ESCOLAR BRASILEIRO O TEMA DA DEFESA CIVIL AUMENTO DE NIVEL DE PERCEPÇÃO DE RISCO/VALORIZAÇÃO DA VIDA ATRAVÉZ DOS NÚCLEOS DE DEFESA CIVIL COMUNITÁRIOS-NUDEC´S.


NOSSO OBJETIVO É CONSEGUIR MAIS DE 1 MILHÃO DE ASSINATURAS.

Contactos:
(96) 99712004
(21) 22400189
msn/e-mail/orkut: internetbel@hotmail.com
skype: voluntariadoamazonia
http://www.sugestaoparapauta.blogspot.com/

Visitante de nº