Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Garoto chinês é salvo depois de ficar pendurado do 8º andar pelas orelhas

Ming Ming caiu e ficou entalado entre grades de uma janela em Yichang.Ele foi salvo pelos bombeiros, que consideraram o resgate um milagre

do G1

O garoto chinês Ming Ming pendurado entre barras de ferro no oitavo andar de um prédio na cidade chinesa de Yichang, na província de Hubei. O garoto de seis anos foi salvo em uma operação dramática depois de ter ficado preso pelas orelhas. Ele provavelmente caiu quando procurava por seu avô, que cuidava dele e saiu para fazer compras. Ao ficar pendurado, ele começou a gritar, o que chamou a atenção dos passantes. Segundo os bombeiros, o resgate foi 'milagroso', porque ele poderia ter caído ou ficado sufocado. (Foto: Reprodução)

Artigo - Nova visão de enfrentamento às drogas

Luiz Fernando Corrêa/diretor-geral da Polícia Federal


HÁ DÉCADAS, o enfrentamento mundial contra o narcotráfico é pautado pelo conceito de guerra às drogas.

No entanto, percebemos que as batalhas travadas em nome da repressão ao tráfico de entorpecentes acabam por se tornar guerras contra países, em razão da equivocada conclusão de que o tráfico dessas substâncias tem como causa apenas a incapacidade dos Estados produtores de combaterem o mal em sua origem.

Essa avaliação gera um grupo de países demonizados, com sérias consequências para o desenvolvimento socioeconômico, pois o cidadão sofre as consequências do estigma atribuído a seu país com controles migratórios distintos em razão da origem. A repressão ao narcotráfico não pode mais acontecer dentro do conceito de guerra, mas, sim, com um enfrentamento por meio de uma política mundial baseada no princípio da corresponsabilidade. Dessa forma, todos os países envolvidos no comércio ilícito das drogas -produtores, de trânsito e consumidores- são igualmente responsáveis.

O grau de responsabilidade de cada um deve ser delimitado pela sua capacidade de contribuir para o enfrentamento sistêmico e globalizado do narcotráfico e das organizações criminosas que o exploram. O mundo se organiza em blocos regionais, buscando o desenvolvimento econômico e social. Nesse ambiente, o trânsito de mercadorias e de pessoas é fator condicionante. Se persistir o conceito de guerra às drogas, o estigma de países alcançará também os blocos em formação, gerando grande desconfiança e desconforto nas relações multilaterais. A América do Sul, por exemplo, é responsável pela produção de cocaína, concentrada em alguns países, de forma que o bloco sul-americano corre o risco de ser tachado de continente narcotraficante.

Por uma questão de oportunidade histórica, os países de destino, consumidores, pautaram as políticas mundiais de enfrentamento, atribuindo aos demais, produtores e de trânsito, a responsabilidade pelo nefasto comércio ilegal de drogas. Curiosamente, tem-se observado a expansão da produção de drogas sintéticas na Europa Ocidental e na América do Norte, o que, analisado sob a míope ótica da guerra contra as drogas, poderia induzir ao movimento inverso, isto é, à estigmatização dos produtores daqueles continentes pelos consumidores de outros blocos.

Diante desse quadro e com a consciência do papel e da importância do Brasil na geopolítica mundial, a Polícia Federal brasileira tem pautado sua estratégia de combate ao narcotráfico e ao crime organizado sob o princípio da corresponsabilidade. Para nós, não há nações-vítimas e outras causadoras desse mal que aflige a humanidade. Apenas nações-parceiras, sob o manto da ONU, que buscam os mesmos objetivos: proteger a saúde pública, garantir a paz social e permitir o desenvolvimento socioeconômico de todos.

Hoje, somos um dos maiores mercados consumidores de drogas do mundo. Diante desses dados e conscientes da corresponsabilidade regional e mundial, estamos trabalhando com países produtores da nossa região por acordos bilaterais e respeitando a soberania dos envolvidos, buscando a redução efetiva da oferta para o mercado interno e contribuindo para o enfrentamento mundial.

A operacionalização dessa política baseada na responsabilidade compartilhada exige cooperação policial qualificada, com troca de inteligência e capacidade operacional, visando interceptar carregamentos de drogas, insumos e movimentações financeiras que sustentam a atividade ilícita.

Isso com os objetivos de identificar e neutralizar as organizações criminosas e, ainda, de capturar foragidos internacionais, deixando claro que nenhum envolvido no esforço é seguro para homizio.
Nesse sentido, a Polícia Federal vem atuando de tal forma que vários traficantes, que viam o Brasil como destino seguro para escapar de condenações em países parceiros, foram capturados e extraditados, no interesse do enfrentamento ao narcotráfico.

A estratégia brasileira de enfrentamento ao comércio ilícito de drogas e ao crime organizado transnacional, baseada na corresponsabilidade e no respeito à soberania das nações, tem assim se demonstrado mais eficaz e alinhada aos princípios basilares da ONU, que, em última instância, busca a integração e o progresso dos povos, com segurança e paz social.

Luiz Fernando Corrêa, 51 anos, é diretor-geral da Polícia Federal. Foi secretário nacional de Segurança Pública (Governo Lula).

Fonte: Folha de S. Paulo

PF VAI UTILIZAR SCANNERS DE CORPO EM AEROPORTOS

(Assessoria de Imprensa da PF)

Brasília/DF - A Polícia Federal adquiriu quatro portais para escaneamento corporal de passageiros em situação suspeita, body scans, a fim de reforçar a segurança nos aeroportos brasileiros. Os aparelhos foram distribuídos para Manaus, Recife, Guarulhos/SP e Galeão/RJ e entrarão em operação neste mês de maio.
Os body scans foram doados à PF pelo governo dos Estados Unidos por meio de acordo de cooperação firmado com o governo brasileiro para enfrentamento do tráfico transnacional de drogas ilegais.

O uso dos body scans permitirá detectar, de forma menos invasiva, drogas, armas, explosivos e outros objetos suspeitos transportados pelos passageiros. Ao passar pelo portal do aparelho, é gerada uma imagem da estrutura orgânica e óssea da pessoa que permite a identificação de objetos suspeitos escondidos sob as roupas do passageiro ou introduzidos no interior de seu corpo. A utilização do equipamento é rápida, individual e reservada, preservando o cidadão de uma busca pessoal invasiva e mais demorada.

A aquisição dos body scans foi previamente autorizada pela Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN, que comprovou ser inofensivo à saúde humana. O nível de radiação emitida pelo aparelho está muito abaixo dos limites internacionais de segurança. Equipamentos semelhantes são utilizados em vários países para reforçar a segurança em portos, aeroportos, estações ferroviárias e presídios.

A PF pretende instalar body scans nos principais aeroportos brasileiros como parte da estratégia de aperfeiçoamento da segurança do transporte aéreo e preparação do País para a realização da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016.

Latrocínio quebra jejum de 16 meses sem assassinatos em Mazagão

O corpo de um homem de 29 anos vítima de suposto latrocínio (assalto seguido de morte) em Mazgão nesta quarta-feira chegou hoje pela manhã em Macapá trazido pela Politec. A Polícia foi rápida e já conseguiu deter cinco suspeitos pelo crime. O município de Mazagão estava a quase dois anos sem assassinatos. Em 2009, foi o único município a não registrar homicídios.

SEMSA realiza II Conferência Municipal de Saúde Mental Intersetorial de Macapá

Por Natália Platon

O evento acontece nos dias 11 e 12 de maio, das 8h às 12h, no Sesc Araxá

A Secretaria Municipal de Saúde realiza nos dias 11 e 12 de maio a II Conferência Municipal de Saúde Mental Intersetorial de Macapá. A conferência ocorre em âmbito municipal, estadual e nacional, com o tema central “Saúde Mental, direito e compromisso de todos: consolidar avanços e enfrentar desafios” e seus eixos temáticos que deverão ser discutidos em todas as etapas.

De acordo com a coordenadora do projeto e programação da Conferência, Dorismar Magalhães, o evento tem por objetivo promover a discussão em torno da saúde mental em âmbito local. “O importante é debatermos sobre os temas relacionados à saúde mental desde a reforma psiquiátrica, verificando como está acontecendo em Macapá, para que assim, possamos propor novas diretrizes”, ressalta a coordenadora.

A II Conferência Municipal de Saúde Mental - Intersetorial de Macapá é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde por meio da Coordenação Municipal de Saúde Mental em parceria com Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho e Conselho Municipal de Saúde. A abertura da etapa municipal acontece no salão de eventos do Sesc Araxá, às 8h, no dia 11 de maio.

“Vamos seguir a recomendação da etapa nacional e discuti três eixos temáticos que envolvem: Saúde Mental e Políticas de Estado: pactuar caminhos intersetoriais; Consolidar a Rede de Atenção Psicossocial e Fortalecer os Movimentos Sociais; e Direitos Humanos e Cidadania como Desafio Ético e Intersetorial”, explica Dorismar Magalhães.

Volta Marília!!

A Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (Sims) é uma verdadeira bagunça. Qualquer jornalista que chega para fazer matéria não consegue ser atendido. A secretária Denise Carvalho, esposa do excelentíssino governador do Estado, nunca está presente para atender os profissionais. Um conceituado jornal local procurou três vezes a secretaria para três pautas diferentes e todas furaram. Ou melhor, essa secretaria é a maior furada. O povo está clamando: "Volta Marília!!"

Tiroteio deixa um morto e duas crianças feridas no Jardim Equatorial

Um crime com característica e execução deixou um morto e três feridos na noite de quarta-feira (5) no Jardim Equatorial. Dentre os feridos estão duas crianças baleadas com gravidade. A polícia já está investigando a autoria do atentado.

Roubo na Nutriama

A polícia confirmou ontem a quantia levada por assaltante na empresa de alimentos e supermercado Nutriama. Dois carro, entre eles um Ford Ka roubado, foram usados na fuga. Mais de 40 mil foram roubados de dois caixas e do gerente do estabelecimento.

Bombeiros encontram corpo desaparecido no rio Cassiporé

Uma equipe do Corpo de Bombeiros do Amapá seguiu ontem (5) ao rio Cassiporé/ norte do Estado em procura ao corpo de Nelito Almeida Frazão, de 40 anos, que residia no município de Santana. Segundo a polícia da capital, o autônomo desapareceu na última segunda-feira (3) quando nadava sozinho às proximidades de uma ponte localizada na BR-156, entre os municípios de Calçoene e Oiapoque. (No começo da noite de ontem (5), o corpo foi encontrado).

A mesma guarnição que seguiu ontem (5) pela manhã para o rio Cassiporé também realizou as buscas pelo corpo do estudante Arnold Carlem Lima de Oliveira, de 17 anos, que estava desaparecido no rio que banha o município de Calçoene. Ao ser informado sobre o desaparecimento, o Corpo de Bombeiros de Macapá deslocou a equipe de salvamento para proceder com a varredura. Arnold foi encontrado depois de 24 horas próximo ao oceano em avançado estado de decomposição. O corpo estava distante cerca de uma hora de lancha do local onde desapareceu.

O estudante se afogou no último domingo por volta de 17 horas. De acordo com amigos, ele nadava embriagado próximo à “Cachoeira do Firmino” e foi arrastado pela forte correnteza. Até agora, 27 pessoas já morreram no Estado vítimas de afogamento. Das 14 mortes em Macapá, seis ocorreram na orla da cidade. Polícia Técnico-científica (Politec) chegou a Macapá na terça-feira pela manhã trazendo o copo do estudante que passará por exames.

Ação integrada amplia combate ao crime e a violência na periferia

Áreas de risco que apresentam índices altos de homicídios, tráfico, porte de arma e assaltos serão mapeadas e monitoradas na operação

Uma grande operação integrada desenvolvida pela Delegacia de Repressão ao Tráfico (DTE), a Unidade de Ações Táticas Especiais da Polícia Civil (Uate) e Batalhão de Operações Especiais (Bope) quer diminuir os índices de violência e criminalidade na periferia de Macapá. Serão colocados mais de 50 policiais em incursões por áreas de ponte durante todo o mês de maio. A iniciativa é do delegado de polícia, Sidney Leite, e o projeto tem o objetivo de aproximar o policiamento preventivo das comunidades de baixa renda, que residem em áreas de risco.

Agentes de polícia especializada e policiais militares do Bope estarão durante todo o mês, diariamente, fazendo trabalho de coerção às práticas criminosas nas áreas de ressaca. Serão monitorados possíveis pontos de vendas de drogas e pessoas suspeitas que atuam em áreas com alto índice de criminalidade. Locais que mais tem gerado estatísticas nas delegacias e órgãos de segurança serão alvos da operação. Além do tráfico de entorpecentes, crimes de homicídio, porte de armas e roubos também serão coibidos. A investida iniciou ontem (5) pela manhã com o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e irá prosseguir hoje (6) com a Uate, em seguida com a DTE. O revezamento irá até o final deste mês.

De acordo com o delegado Sidney Leite, serão escolhidos dias aleatórios para que os efetivos das unidades se juntem e intensifiquem as incursões. “Nós precisamos levar o policiamento até essas comunidades que moram em área de risco. Pessoas estão sofrendo com a criminalidade e nós precisamos levar segurança e paz a elas”, afirmou o delegado. Ele frisou ainda que “outro objetivo da operação é identificar pessoas que possuem antecedentes criminais e que são suspeitas qualquer prática delituosa. “Estamos fazendo levantamento estatístico e vamos trabalhar em cima disso para sabermos onde iremos atuar e quais serão os efeitos de nossa operação”, completou Sidney Leite.

Leite declarou, ainda, que a droga se alastrou tão rapidamente pela cidade que forçou os órgãos de segurança pública e defesa do Estado a se unirem para combater. “Eu entendo que não dá mais para a DTE trabalhar isoladamente, escolhendo um ponto onde existe boca de fumo, investigar e agir. A forma como a droga se alastrou requer que nós montemos uma ação que atinja maior número de locais ao mesmo tempo e maior quantidade de pessoas em comunidades dominadas por traficantes”, explica. A execução da operação terá um papel preventivo, acrescenta o delegado, mas os policiais estarão de prontidão para remediar caso venham a se deparar com atividades criminosas. “Nesse caso, vamos proceder”, adianta o delegado da DTE.

A ação integrada pretende dar a população não apenas a sensação de segurança, mas a segurança efetiva. “Queremos que as pessoas realmente se sintam seguras com a presença da polícia. Pretendemos colher resultados positivos no combate às drogas, ao porte de armas, buscando também a diminuição dos casos de homicídio dentro dessas comunidades que estão passando por um grande aperto”, disse.

Incêndio destrói loja no Novo Horizonte. Não houve feridos


No começo da tarde de quarta-feira (5), o trânsito de veículos precisou ser desviado na avenida Álvaro carvalho da Costa, no bairro Novo Horizonte. Um incêndio destruía uma loja e a casa onde morava o mecânico, Sebastião de Almeida Lima, de 46 anos, e a família. O medo de que as chamas atingissem outras duas casas ao lado mobilizou os moradores, provocando correria e pânico na tentativa desesperada de conter o fogo. Graças ao trabalho ágil do Corpo de Bombeiros o incêndio foi controlado a tempo.

O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta de 12h30. O mecânico dono do estabelecimento contou que o incêndio começou no forro, possivelmente na fiação elétrica, e se espalhou rapidamente sobre um colchão. “Não deu nem de salvar o dinheiro que estava guardado”, disse ele. Segundo Sebastião, a perda foi total, inclusive alguns veículos de clientes que estavam em manutenção na oficina também foram carbonizados.

Há cerca de quatro meses o ponto alugado funcionava como loja de peças, oficina e servia como moradia. Sebastião perdeu todo o equipamento, peças, motos e o dinheiro que guardava em uma caixa. “Quando o fogo começou todos estavam na frente da loja. Meu filho entrou e veio correndo gritando que estava pegando fogo. Eu corri para pegar o dinheiro que tinha guardado, mas o forro da casa desabou, caindo em cima do colchão e espalhou muito rápido. Só deu tempo de sair”, relata o mecânico.

Pelo menos dois caminhões, uma camionete e dez homens do Corpo de Bombeiros foram necessários para conter as chamas. As equipes partiram da companhia do bairro São Lázaro e em menos de 5 minutos já estavam atuando no combate às chamas no local. Todo o estabelecimento foi destruído, mas graças à ação dos bombeiros, outras casas escaparam do incêndio. O comandante da operação, tenente Mateus, afirmou que o primeiro combate às chamas evitou que o fogo se alastrasse. “Havia muito material inflamável, borracha, combustível, por isso não foi fácil controlar o fogo”, explicou.

Visitante de nº